Menu

PATRÍCIA PENNA: A CORTINA SILHOUETTE® COMO ESCOLHA PRINCIPAL

A arquiteta Patrícia Penna já trabalhou em projetos que vão desde a remodelação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica até a concepção de um projeto em uma ilha particular. Essa pluralidade exemplifica sua carreira profissional, de 20 anos no mercado.

Com toda essa experiência, em entrevista exclusiva, Patrícia Penna nos conta qual a importância de escolher a cortina ideal na concepção de um projeto e por que sua preferência pela cortina Silhouette®. Confira:

1) Conte-nos um pouco sobre a sua trajetória profissional.

Eu pensava em ser administradora. No entanto, na década de 1980, em virtude de uma reforma em andamento na casa de meus pais, pude ter contato mais próximo com o universo da arquitetura e decoração, e me identifiquei!

Foi quando decidi cursar design de interiores na Escola Panamericana de arte. Posteriormente, nos anos 1990, me formei em arquitetura e Urbanismo na Universidade de Taubaté. Já são mais de 20 anos de atuação, desenvolvendo projetos arquitetônicos e de arquitetura de interiores, para os mais diversos clientes, e nos mais diversos lugares.

2) Existe algum projeto que se diferencie dos demais e você gostaria de destacar?

Posso citar o projeto de ampliação e remodelação para o centro tecnológico do ITA, e também o projeto de ampliação e reforma numa ilha particular na costa brasileira. São dois projetos absolutamente distintos entre si, quanto ao cliente, uso, localidade, materiais; mas muito especiais, pois cada um permite o uso da criatividade e busca por soluções de maneiras bastante singulares.

3) As cortinas exercem qual papel na concepção de um ambiente? Qual a importância delas para o projeto?

As cortinas cumprem uma função técnica, obviamente associada a aspectos estéticos. Elas são, portanto, fundamentais para o arremate de qualquer projeto.

Em linhas gerais, todo ambiente precisa de controle de luminosidade natural, seja pela incidência excessiva de luz ou privacidade. Portanto, cortinas são vitais para um bom resultado final em termos estéticos – enriquecendo e harmonizando-se com os demais elementos do projeto – e funcionais/técnicos – controle de luminosidade e calor.

4) A cortina Silhouette® é sua opção pelo design ou por ela ser funcional? Ou seria uma união das duas características?

Certamente uma união destas duas características. A possibilidade de diferentes incidências de luminosidade proporcionada pela cortina é fantástica. A constituição da Silhouette®, com suas lâminas em tecido, proporciona não somente uma filtragem da luminosidade e calor, mas também auxilia na privacidade do ambiente. Além disso, os tecidos com que são feitas (cortados a laser), filtram também os raios UV, que a médio prazo danificam e desbotam móveis, tapetes, obras de arte, objetos de decoração, etc.

A Silhouette® tem também um desenho mais “clean”, mais distante de uma cortina convencional, o que a permite ser especificada para os mais diversos estilos de projetos.